Que tipos diferentes de gaiolas para coelhos existem?

Que tipos diferentes de gaiolas para coelhos existemOs coelhos são animais sociais que não gostam de viver sozinhos. Estes animais preferem ser mantidos em grupos de vários indivíduos. Gostam de se aconchegar e precisam de se exercitar em conjunto, perseguindo-se uns aos outros. Na maioria dos casos não é possível mantê-los assim. Especialmente se os coelhos forem mantidos dentro de uma casa ou apartamento. Por outro lado, mantê-los no jardim dá-lhe espaço suficiente para recintos grandes e pôr em prática as suas ideias.

Além de uma colega, um coelho precisa de espaço suficiente. Isto deve-se não apenas à gaiola, mas também pelos coelhos serem animais com instinto de fuga, que precisam de espaço para correr e manterem-se saudáveis, devendo ser mantidos com as espécies adequadas. Daí o melhor ser mesmo eles poderem-se mover livremente pelo apartamento ou pelo menos numa divisão inteira ou então terem espaço suficiente num jardim para poderem correr.

Este artigo vai informá-lo sobre os diferentes tipos de gaiolas para coelhos e sobre o que deve prestar atenção.

Bonita e pequena? Por favor não para coelhos

Como mencionado previamente, os coelhos precisam de espaço, quanto mais melhor. A típicas gaiolas com forma retangular, frequentemente encontradas em muitas lojas de animais, não são de forma nenhuma adequadas para a espécie e não devem ser compradas em circunstâncias nenhumas. Quem não puder oferecer espaço suficiente para os coelhos se moverem livremente, deve ter em consideração o seu amor pelos animais e reconsiderar mantê-los. Os belos orelhudos gostam de aproveitar para correr, saltar e satisfazer as suas necessidades naturais. Uma gaiola com apenas alguma palha e feno não é suficiente. Uma gaiola com acessórios também requer muito espaço. Além disso, os coelhos gostam muito de correr e saltar. Por esse motivo, é importante que o seu lar seja pelo menos grande o suficiente para eles poderem dar um salto alto sem tocar na gaiola.

Os acessórios determinam a dimensão da gaiola

Mesmo não gostando de viver sozinhos, os coelhos precisam sempre de uma toca para dormir ou uma pequena casota que só lhes pertença a eles. Por isso, consoante a quantidade de coelhos mantidos juntos, a gaiola precisa de ser grande o suficiente para colocar pelo menos uma casota individual para cada. No entanto, uma boa gaiola não deve conter só isto. Também deve criar locais de alimentação e sanitários separados para que não ocorram lutas enquanto comem. Também devem existir vários brinquedos, sendo importante que haja espaço para se poderem entreter com eles. Depois de ver brevemente o que é necessário torna-se claro que uma gaiola normal disponível no mercado não cumpre os requisitos para manter coelhos adequadamente. Por este motivo, é importante que as gaiolas apenas sejam usadas para dormir ou como espaço de quarentena, não como uma habitação permanente.

Acessórios mais importantes para uma gaiola de coelho:

  •      um local individual para cada coelho dormir
  •      um local individual para cada coelho comer
  •      um local sanitário individual para cada coelho
  •      suporte para feno
  •      bebedouro

Os coelhos precisam de mais espaço do que esperava

IMPORTANTE: Deve dar 2 qm de espaço por coelho, os especialistas até recomendam 3 qm para as raças maiores!!

Os coelhos precisam de mais espaço do que esperavaMuitas das pessoas que querem ter coelhos muitas vezes perguntam-se porquê que animais tão pequenos precisam de tanto espaço. No entanto, se comparar o espaço disponível na gaiola com o espaço disponível para um humano numa prisão, isto torna-se rapidamente evidente. Um prisioneiro apenas tem uma pequena quantidade de espaço, uma cama, uma sanita, uma cadeira e uma mesa para comer. Por vezes existem duas camas se tiver um companheiro de cela. Uma gaiola normal para coelho de uma loja de animais qualquer também só costuma oferecer espaço para uma cama, um canto para comer e um para usar como sanitário. Se tiver sorte existe outro andar. Existem muitas semelhanças. E sejamos honestos, ninguém quer tratar o seu fofinho como um prisioneiro, já que esta forma de manter algo nada tem de amor para com os animais. Por isso, mesmo um coelho, tal como um humano, tem o direito a uma boa casa.

Muitas associações de proteção dos animais aconselham os novos donos de coelhos a comprarem uma gaiola de pelo menos 140×70 cm e a usarem-na inicialmente para manter um casal de coelhos. Isto deve-se à maioria das lojas de animais não venderem tamanhos acima deste. Se observar atentamente os animais mantidos neste tipo de ambiente rapidamente percebe que este não é um ambiente adequado para a espécie.

Informação importante: Um coelho move-se saltando para a frente. Uma gaiola comum não possibilita sequer que deem um pequeno salto, restringe-os imenso. Isto faz com que não sejam capazes de seguir os seus instintos naturais.

Que tipos de gaiolas existem e quais as possibilidades?

Existem diferentes tipos de gaiolas, que lhe dão muitas possibilidades enquanto dono. Não apenas em decoração, mas também em espaço disponível para os animais.

Primeiro vamos ver as opções para a casa ou apartamento

Gaiolas de barras

As gaiolas de barras não são uma variante muito apreciada pelos defensores dos animais, já que não são uma forma adequada de os manter. Estas gaiolas normalmente são retangulares e são feitas de uma espécie de tubo em plástico rodeado por barras. Infelizmente estão disponíveis em muitos tamanhos diferentes, nenhum deles grande o suficiente. Se preferir uma gaiola destas por algum motivo, pode melhorá-la colocando uma em cima da outra e ligando-as, adicionando um segundo andar e desta forma mais espaço para os seus coelhos. Isto continua a não ser muito satisfatório, mas é melhor que apenas uma gaiola.

Para ligar as duas gaiolas vai ter de remover o telhado da de baixo para colocar a outra por cima. O tubo de plástico vai baixar um bocado, o que lhe vai dar uma base estável. Uma abertura no solo da segunda gaiola pode ser usada pelos coelhos para aceder ao segundo andar. É importante verificar que os cantos do buraco não estejam demasiado afiados para que os animais não se magoem. Uma rampa é o ideal para aceder ao andar de cima.

Ao manter coelhos numa gaiola de barras é importante dar-lhes a possibilidade de se mover, correr e saltar fora da gaiola. O ideal é puderem estar o dia todo no exterior.

Cercados de barras

O cercado de barras também tem algo muito prático. Como é percetível pelo nome, consiste num recinto com estacas nas orlas. A grande vantagem destes cercados é serem muito maiores que as gaiolas de barras. Os seus topos podem ser deixados abertos se tiverem pelo menos 100 cm. Consoante o espaço disponível, estes cercados podem ser construídos numa grande área, disponibilizando muito espaço para os animais e com muitas hipóteses de decoração. Contudo, é aconselhável permitir aos coelhos correrem livremente de vez em quando, para que possam, por exemplo, fazer curvas e não apenas correr em frente.

Sala dos coelhos

Hoje em dia, existem muitos amantes de coelhos que dão uma divisão completa aos seus animais de estimação. Se tiver uma sala na sua casa que não esteja a utilizar, pode transformá-la num paraíso para coelhos, dando-lhe espaço mais que suficiente para correr, saltar e relaxar. Todavia, tenha cuidado, os coelhos gostam de roer tudo o que encontram. Daí ser importante vedar as paredes da divisão.

Correrem livremente

A maioria dos coelhos usam um sanitário, o que possibilita serem mantidos num apartamento sem qualquer tipo de restrição. Se treinar os animais adequadamente pode manter o seu apartamento livre de quaisquer fezes. Se quer dar esta oportunidade aos seus queridos, deve certificar-se que têm um canto para eles onde possam relaxar, dormir ou comer. Também é importante tornar o seu apartamento “à prova de coelhos” já que estes pequenos roedores gostam de roer a mobília e os cabos.

Manter no jardim

Manter no jardimOs coelhos não têm de estar permanentemente dentro de casa ou do apartamento. Mantê-los no jardim é ainda mais saudável e natural para eles, se se habituarem. Contudo, é importante ter em atenção alguns pontos.

Especialmente durante os meses de inverno, quando precisam de muito palha e de um local para se aquecerem. Neste caso, a melhor opção são pequenas casotas ou currais feitos de madeira, um material bom para isolar contra o frio. O normal é os coelhos não terem frio graças ao pelo de inverno que crescem, à camada de gordura extra que desenvolvem e à proteção oferecida pela palha. Ao mantê-los no exterior é muito importante oferecer-lhes um espaço onde se possam aquecer e que esteja totalmente protegido da chuva e humidade. Este espaço também deve ser usado para alimentação.

A melhor época para habituar os coelhos a morar no exterior é na primavera, quando já não há geada noturna. Estes animais não devem sob nenhuma circunstância ser colocado no exterior sem serem habituados durante o inverno. O seu pelo de inverno cresce durante o outono, mas os coelhos mantidos dentro de casa ou não crescem um ou cresce um que não é adequado. Por esse motivo, estes animais não estão suficientemente protegidos contra o frio e costumam ter constipações graves e perda de peso. Em casos extremos podem morrer de frio.

Cercados exteriores

Muitos donos de animais que querem manter os seus animais no jardim optam por cercados de barras comuns, muito personalizáveis por poder construir por contra própria as estacas. Esta é uma ideia excelente, pelos animais poderem seguir os seus instintos e satisfazerem as suas necessidades como é habitual. Podem cavar, saltar e correr o quanto quiserem. Mas tenha cuidado. É importante certificar-se que têm um telhado por cima do cercado. Existem muitos perigos que atacam de cima, como pássaros predadores ou outros predadores capazes de subir para dentro do cercado. Também tem de se certificar que os coelhos não escavam uma saída do seu lar.

Estábulo exterior

Muitos donos de coelhos mantêm os seus animais num estábulo comum. Estes espaços são grandes o suficiente e fornecem espaço suficiente para correr. Mas cuidado, mesmo aqui existem muitas oportunidades para escapar. Antes de instalar os animais tem de verificar que estão seguros e que não existem locais perigosos onde os coelhos se possam magoar. Também é importante que os estábulos não sejam muito escuros e tenham luz solar suficiente.

Gaiola de madeira

É frequente serem usadas gaiolas de madeira para manter os coelhos no exterior. No entanto, estas não costumam ser grandes o suficiente para assegurar um ambiente adequado aos coelhos. Daí apenas as dever usar a partir de uma certa dimensão. Neste caso também é importante possibilitar aos coelhos irem ao exterior todos os dias para puderem correr, saltar e escavar.

Além das gaiolas de madeira pré-fabricadas também pode ser criativo e construir uma adequada para os seus animais de estimação. Este método é barato e versátil. Tem a oportunidade perfeita de construir um ambiente adequado para os seus coelhos.

Tipo de gaiola Vantagens Desvantagens
Gaiola de barras

 

●      quase totalmente à prova de fuga

●      pode combinar várias gaiolas de barras

●      pode deslocar sem dificuldade

●      barata

●      demasiado pequena

●      não adequada para a espécie

●      os coelhos não se podem mover livremente

●      comparável a vida na prisão

Cercado de barras

 

●      espaçoso o suficiente (se construído grande o suficiente)

●      rápido de construir

●      pode ser personalizado

●      à prova de fuga a partir de 100 cm de altura (altura ajustável consoante o tamanho do coelho)

●      espaço para decoração

●      os coelhos podem-se mover e saltar livremente

●      os indivíduos podem evitar-se

●      os instintos ficam maioritariamente satisfeitos

 

 

 

 

Quarto

 

●      muito espaço

●      os indivíduos podem evitar-se

●      os coelhos podem correr e saltar livremente

●      espaço suficiente para acessórios

●      os coelhos gostam de mastigar paredes ou tapetes
Cercados exteriores

 

●      adequado para a espécie

●      espaçoso o suficiente

●      os coelhos podem escavar

●      espaço para vários indivíduos

●      espaço para muitos acessórios

●      construir é muitas das vezes complicado

●      tem de ser protegido do que está acima

●      IMPORTANTE: os coelhos gostam de escavar e fugir

●      requer muito espaço

●      muitas regras para respeitar

Estábulo

 

●      muito espaço

●      quente durante o inverno

●      à prova de fuga

●      seguro contra outros perigos (raposas, toupeiras, etc.)

●      grande o suficiente para vários indivíduos

●      espaço suficiente para acessórios adequado para a espécie

●      tem de ser totalmente seguro

●      alguns estábulos são demasiado escuros

Gaiola de madeira

 

●      pode construir uma por conta própria

●      possibilidade de construir com grandes dimensões

●      a madeira é um ótimo material

●      construir uma por conta própria é barato e fácil

●      as gaiolas pré-fabricadas costumam ser pequenas

●      caras de comprar

●      os coelhos gostam de mastigar a madeira

Conclusão

Manter coelhos é muitas das vezes subestimado. Não é fácil dar a estes animais um ambiente adequado para a espécie. Contudo, fazê-lo é muito importante, já que mantem os coelhos saudáveis e felizes. Compare sempre a forma como mantem os seus coelhos com os seus desejos e necessidades e apenas os mantenha se lhes conseguir proporcionar uma vida adequada à espécie.

© Heike Rau – shutterstock.com / © l i g h t p o e t – shutterstock.com / © Photobac – shutterstock.com