Com que frequência devo alimentar coelhos anões?

CoelhoPequenos, macios extremamente fofos, os coelhos anões são populares pelo seu bom temperamento e aparência meiga. No entanto, os donos de coelhos anões têm muita responsabilidade e não se devem desleixar. O mais importante é oferecer-lhes um ambiente amigável para animais, saber o que requerem e necessitam para se sentir bem e vivem uma vida longa e feliz. Não são apenas as condições em que vivem que são importantes, eles precisam de muito espaço e não se sentem bem em gaiolas pequenas. Também precisam de cuidados especiais relativamente a mobília, que lhes deve dar a possibilidade de alguma atividade. São necessários objetos como casotas pequenas, brinquedos e oportunidades para trepar. As atividades com outros parceiros também são importantes. A sua nutrição também não pode ser negligenciada.

Os coelhos anões comem pequenas quantidades de comida algumas vezes ao dia. Daí ser importante disponibilizar-lhes uma certa refeição periódica e manter e manter um abastecimento constante de outras comidas diferentes. Este artigo vai explicar-lhe com que comida de coelho deve alimentar e com que frequência o deve fazer para que os seus animais de estimação tenham uma dieta equilibrada.

Com que frequência deve alimentar cada comida?

Os coelhos anões precisam de várias comidas para se manterem saudáveis. É importante fornecer-lhes uma dieta equilibrada e saudável que seja simultaneamente variada.

Água

Garrafa de coelhoA água deve ser trocada diariamente e ser disponibilizada numa taça pequena ou numa garrafa de beber específica. É importante verificar que a garrafa não pingue. Nos dias quentes de verão, deve verificar várias vezes por dia se existe água suficiente, já que precisam de mais água nesta época do ano. No entanto, não se alarme se o seu coelho anão por vezes não beber tanto como é habitual. É totalmente normal. No seu habitat natural os coelhos anões ingerem água através de orvalho ou humidade dentro das plantas que comem, ou seja, os coelhos anões alimentados com muitas verduras não bebem tanto.

Feno

Coelho no fenoO feno é especialmente importante para os coelhos anões e deve ser disponibilizado constantemente em grandes quantidades. É importante trocar o feno diariamente para que os seus animais de estimação possam escolher as porções de maior qualidade. Os animais saudáveis desprezam o feno de baixa qualidade. Descarte o feno do dia anterior para que os seus coelhos apenas tenham um produto de alta qualidade. O feno é vital para os coelhos, faz com que tenham uma digestão saudável. O feno não deve ser colocado no chão de qualquer maneira, deve ser posto num recipiente específico pendurado ou ao lado da gaiola. Esta comida é especialmente rica em vitaminas, fibra, minerais e outros nutrientes, que a torna na parte mais importante da dieta de um coelho anão. Certifique-se que apenas alimenta o seu animal com feno de alta qualidade.

Verduras

VerduraA alimentação do seu coelho deve incluir verduras regularmente. No entanto, no início é importante habituar aos coelhos, já que os animais de estimação não habituados podem rapidamente reagir com diarreia ou dores de estômago. Comece com pouco e aumente gradualmente as porções. Isto também se aplica quando os coelhos não comem verduras há algum tempo, por exemplo durante o inverno. Pode alimentá-los com o que encontrar num prado selvagem. O dente-de-leão é especialmente popular, assim como outras plantas. No entanto, é importante colhê-las frescas. Se as guardar de forma errada podem ganhar bolor, o que prejudica a saúde dos coelhos e pode causar doenças. As verduras são muito ricas em vitaminas e outros nutrientes essenciais. Os dentes-de-leão e as plantas similares podem ser dadas diariamente, não prejudicando a saúde dos coelhos. O ideal é dar-lhes uma quantidade que sobre, para que possam repetir se desejarem. Outro atributo importante desta comida é o alto teor de água, que satisfazem os requisitos diários de água dos coelhos.

Fruta e vegetais

frutas e vegetaisTambém é importante habituar os coelhos e frutas e vegetais devagar, pois também podem reagir com diarreia. As frutas são muito apreciadas pelos animais de estimação. Contudo, este facto não quer dizer que sejam saudáveis. As frutas contêm muito açúcar e altas quantidades são prejudiciais para a sua saúde. Também é importante saber que os coelhos anões têm diarreia se lhes for dado demasiado açúcar, mesmo estando habituados. Não há problema em dar-lhes um pedaço de maçã de vez em quando, mas não o deve fazer diariamente. Uma vez por semana é mais que suficiente. O mesmo não se verifica com os vegetais. Além de serem ricas em vitaminas e outros nutrientes, as cenouras e as saladas também são muito saborosas e trazem uma grande variedade à dieta dos coelhos. Os vegetais são ideais para os dias frios de inverno ou dias húmidos de outono, como substituto das plantas dos prados. Os produtos hortícolas de folha, como os diferentes tipos de salada são especialmente bons. Em contraste, deve evitar os tubérculos. Assim que os coelhos anões se habituem aos vegetais, podem, tal como com outras verduras, ser alimentados com estes diariamente.

Ramos

Os ramos são muito populares entre os coelhos e muito importantes para manter os dentes do comprimento ideal. Os dentes dos coelhos anões nunca param de crescer e se ficarem demasiado compridos não conseguem comer apropriadamente, magoando-se ou sofrendo dores. Por este motivo, é muito importante dar-lhes ramos constantemente. Se já estiverem habituados a verduras, um ramo com folhas frescas é um complemento excelente para a sua dieta. No entanto, não dê diariamente, uma vez por semana é suficiente.

Ração seca

coelho secoMuitos donos de coelhos anões usam ração seca diariamente. No entanto, esta comida é especialmente rica em gorduras. Também é importante mencionar que alimentar com ração seca leve frequentemente a uma ultrapassagem dos requisitos diários dos coelhos, o que provoca obesidade. Muitos coelhos não comem esta comida, não por não terem fome, mas por estarem aborrecidos. Muitas das vezes selecionam os grânulos melhores e mais saborosas, sobrando muita ração. Se os seus coelhos tiverem verduras, ramos e feno suficientes diariamente. Normalmente nem precisam de ração seca e apenas deve ser dada uma vez por dia em pequenas quantidades. Pode aumentar esta dose durante o inverno. Infelizmente, o conteúdo da ração seca raramente corresponde às suas necessidades naturais. Este tipo de alimentação contem corantes e aditivos que não são ingeridos por coelhos anões selvagens.

Petiscos

Todos os donos de gostam de oferecer algo especial aos seus queridos animais de estimação. No entanto, deve evitar ao máximo alimentá-los com doces como gomas, iogurte, etc., que pouco valor adicional têm e quase nenhumas vitaminas. Têm sim uma grande quantidade de gordura e energia que pode rapidamente levar a obesidade.

Tipo de comida Atributos e frequência da alimentação
Água      dar diariamente fresca

     dar constantemente

     numa taça ou bebedouro suspenso

     mudar a água várias vezes por dia durante o verão

Feno      dar constantemente

     mudar diariamente

     remover feno antigo diariamente

     importante para a digestão

     importante para os dentes

     apenas alimentar com feno de alta qualidade

     rico em vitaminas, minerais e outros nutrientes

     fornecido idealmente num recipiente específico

Verduras      dar diariamente

     habituar os coelhos calmamente

     aumentar a porção aos poucos

     colher frescas

     podem ser dadas em grandes quantidades

     ricas em vitaminas, minerais e outros nutrientes

     podem ser usadas como comida completa

     dê tantas que hajam sobras

Vegetais      podem ser dados diariamente

     produtos hortícolas de folha são especialmente saudáveis (saladas)

     uma alternativa ideal às verduras do prado

     habituar os coelhos calmamente

     ricos em vitaminas e nutrientes

     não alimentar com tubérculos

     alimente em quantidade adequada durante o inverno

Frutas      alimente raramente

     contem grandes quantidades de açúcar que não é tolerado pelos coelhos

     um pedaço de maçã de vez em quando é suficiente

     causa comum de diarreia

Ração seca      alimente apenas em pequenas quantidades se necessário, as verduras costumam ser suficientes

     não cumpre os requisitos diários

     contem demasiados aditivos

     os coelhos muitas das vezes apenas comem os pedaços mais saborosos

     contem muitas gorduras

Petiscos      se possível não dê nenhum

     contêm poucos nutrientes

     ricos em gorduras e energia

     levam a obesidade

     não fazem parte da dieta na natureza

Conclusão

Tal como com outros animais, com os coelhos anões é importante ter os requisitos individuais em mente e adaptar a dieta. Como na natureza os coelhos apenas comem raízes, ramos e verduras, não há qualquer problema em dispensar completamente a comida processada. As quantidades também podem variar consoante o apetite. Não existem desvantagens depois de se habituarem à comida.