Armazenar ração seca – como guardar Ração Seca Royal Canin adequadamente

comida de cachorro dry food realmenteEscolher a comida certa para o seu cão nem sempre é fácil, já que um dono apenas quer servir a melhor comida ao seu querido animal. Por este motivo, muitos donos de cães optam por Ração Seca Royal Canin, que pode ser usada como ração completa ou em combinação com comida enlatada ou mesmo suplementos, pela sua riqueza em vitaminas, minerais e outros nutrientes. Guardar corretamente a comida essencial é essencial, para que não se estrague e cumpra as necessidades do seu cão. Vamos dizer-lhe como armazenar a ração seca da melhor forma e o que precisa para o fazer.

Repare no prazo de validade

A ração seca tem uma data de validade e não a deve usar depois deste acabar. Depois de expirada o fabricante não garante a frescura da comida, nem que seja saudável para o seu cão.

cão comerConsequentemente, é necessário informar-se sobre os conservantes usados na comida. Os conservantes naturais, como a vitamina E, degradam-se mais rapidamente que os artificiais, como o BHT e BHA. Devido a isto, os produtos naturais têm um prazo de validade mais curto. A ração seca expira mais rapidamente que a comida enlatada, normalmente após um ano. Isto deve ser suficiente, já que é usada diariamente. Depois de expirada a validade deve deitar fora a comida, já que é responsável pelo seu cão. Não corte na comida do seu cão. Como a ração não é armazenada num saco pode ser útil tomar nota da data de validade, escrevê-la num pedaço de papel e junta-la ao recipiente da ração.

Armazenamento ideal de Ração Seca Royal Canin

Existem muitos fatores importantes para armazenar ração seca para cães corretamente. Além do recipiente, o ambiente também é importante. Vamos voltar a este ponto mais tarde.

Método de armazenamento

Não subestime o armazenamento de ração seca Royal Canin, para que a comida permaneça saborosa e estaladiça e não perca as suas vitaminas e nutrientes. Como é comprada em grandes quantidades, dura mais que uma refeição. Para a guardar de forma eficiente deve retirá-la diretamente do saco e colocada num recipiente adequado. Isto também se aplica aos sacos resseláveis, uma vez que mesmo estes não protegem corretamente a comida na maioria dos casos. É importante armazenar a ração hermeticamente e se possível num recipiente de comida opaco. É importante que o recipiente esteja hermeticamente fechado, para que insetos e roedores não tenham acesso à ração. Os insetos colocariam ovos na comida, que os cães iam ingerir e por sua vez ficar com parasitas

Pontos importantes ao comprar um recipiente de comida:

  •      O recipiente deve ser grande o suficiente
  •      O recipiente deve poder ser fechado hermeticamente
  •      O recipiente deve ser opaco
  •      O recipiente deve ser impermeável, para que a humidade não entre
  •      O recipiente deve ser resistente ao calor

O ambiente adequado para armazenar ração

Além do recipiente adequado, também tem de escolher o ambiente certo para armazenar a ração. O ideal é ser fresco, com temperaturas entre os 11º e 30º Celcius, com pouca luz e humidade reduzida. Todos estes fatores influenciam negativamente a comida e alteram não apenas o sabor, mas também a textura. Além disso, as vitaminas e nutrientes podem ser totalmente destruídos, levando a que as necessidades dos seus cães já não sejam cumpridas, o que por sua vez influencia a saúde do seu melhor amigo.

Pontos importantes ao escolher ambientes de armazenamento

 

  •      Temperaturas entre os 11º e 30º Celcius
  •      Pouca luz
  •      Sem humidade ou bolor

Como é que os fatores externos influenciam a ração seca?

alimentos armazenamento secoDeve escolher sempre ração de alta qualidade e com alto valor nutricional para que o seu cão permaneça saudável e em forma. O armazenamento é especialmente importante para que a comida além de saber bem, também mantenha os minerais, vitaminas e outros nutrientes importantes. Os fatores externos podem danificar a comida num curto período de tempo. A humidade permite o crescimento de bolor e subtrai a textura crocante da ração. Daí ser importante não armazenar a comida em divisões húmidas como a adega ou a lavandaria. As divisões secas são preferíveis e o recipiente de armazenamento deve ser impermeável, por exemplo, não deve ser de madeira ou tecido.

O oxigénio e as temperaturas acima de 30º Celcius podem destruir vitaminas ou nutrientes. Além disso, estes fatores causam oxidação, o que facilmente pode ser perigoso para o seu querido animal, causando intoxicações alimentares. Por esse motivo, guarde a comida tão fresca e hermeticamente quanto possível. As temperaturas também não devem ser demasiado baixas, idealmente acima de 10º Celcius. As temperaturas frias não destroem nutrientes ou vitaminas, no entanto, influenciam o sabor da ração.

Visão geral dos fatores externos na ração seca:

 

Fator externo

 

 

Efeito

 

 

Humidade

 

 

●      crescimento de bolor

●      alterações à textura da ração

●      a ração deixa de ser crocante

 

 

Temperaturas acima de 30ª Celcius

 

●      destroem vitaminas

●      destroem nutrientes

●      podem causar oxidação

●      podem causar intoxicações alimentares

 

 

Oxigénio

 

 

●      altera a textura da ração

●      destrói vitaminas

●      destrói nutrientes

 

 

Luz

 

●      destrói vitaminas

●      destrói nutrientes

 

 

Temperaturas abaixo de 10º Celcius

 

 

●      altera a textura da ração

●      altera o sabor

 

 

 

 

 

 

 

Foto:
© Javier Brosch – shutterstock.com
© Jaromir Chalabala – shutterstock.com
© Sbolotova – shutterstock.com